Um dos
principais motivos na estrutura do plano supralapsariano é o desejo de
preservar o princípio particularista em todas as relações de Deus com os
homens; não com respeito a salvação do homem somente, senão através de todo o
curso da ação divina com respeito aos homens. Desde a criação, Deus vê os
homens considerados como divididos em duas classes, os que recebem
respectivamente o Seu imerecido favor, e os de Sua merecida reprovação. De
acordo com isto, alguns supralapsiarianos colocam o decreto da discriminação
primeiro na ordem de pensamento, precedente ao decreto da criação. Todos eles o
colocam na ordem de pensamento precedente ao decreto da queda. É pertinente,
portanto, enfatizar que a sua intenção de particularizar a relação total de
Deus com os homens não está realmente realizado, e indubitavelmente não pode
ser realizado pela natureza do caso. O decreto de criar ao homem, e mais
particularmente o decreto de permitir ao homem cair no pecado, são necessidades
universalísticas. Não somente alguns homens são criados, nem somente alguns
homens são criados diferentes dos outros; senão que toda a humanidade está
criada em sua primeira cabeça, e toda a humanidade está criada semelhantemente.
Não se permite apenas a alguns homens cair; senão que todos os homens
semelhantemente caem. O intento de colocar o particularismo fora da esfera do
plano da salvação, onde o problema é diverso (porque somente alguns homens são
salvos), na esfera da criação, ou da queda, onde o problema é comum (pois todos
os homens são criados e todos são decaídos), fracassa por mera necessidade do
caso. O particularismo pode entrar na questão somente onde os diversos
argumentos demandam a postulação de diversas relações que objetivam a diferente
fins. Não pode ser colocado na região das relações divinas com o homem
anteriores à necessidade da salvação humana e das relações de Deus com ele com
referência a uma salvação que não é comum a todos. O supralapsarianismo erra,
em conseqüência, tão seriamente por uma lado, como o universalismo por outro. O
infralapsarianismo oferece o único plano correto que é consistente por si
mesmo, ou consistente com os fatos.
FONTE: http://textocalvinista.blogspot.com.br/2006/08/o-erro-do-supralapsarianismo.html. Extraído de B.B. Warfield, El Plan de la Salvación, pp.
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