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sexta-feira, 14 de agosto de 2015

O ERRO DO SUPRALAPSARIANISMO - B. B. Warfield

Um dos principais motivos na estrutura do plano supralapsariano é o desejo de preservar o princípio particularista em todas as relações de Deus com os homens; não com respeito a salvação do homem somente, senão através de todo o curso da ação divina com respeito aos homens. Desde a criação, Deus vê os homens considerados como divididos em duas classes, os que recebem respectivamente o Seu imerecido favor, e os de Sua merecida reprovação. De acordo com isto, alguns supralapsiarianos colocam o decreto da discriminação primeiro na ordem de pensamento, precedente ao decreto da criação. Todos eles o colocam na ordem de pensamento precedente ao decreto da queda. É pertinente, portanto, enfatizar que a sua intenção de particularizar a relação total de Deus com os homens não está realmente realizado, e indubitavelmente não pode ser realizado pela natureza do caso. O decreto de criar ao homem, e mais particularmente o decreto de permitir ao homem cair no pecado, são necessidades universalísticas. Não somente alguns homens são criados, nem somente alguns homens são criados diferentes dos outros; senão que toda a humanidade está criada em sua primeira cabeça, e toda a humanidade está criada semelhantemente. Não se permite apenas a alguns homens cair; senão que todos os homens semelhantemente caem. O intento de colocar o particularismo fora da esfera do plano da salvação, onde o problema é diverso (porque somente alguns homens são salvos), na esfera da criação, ou da queda, onde o problema é comum (pois todos os homens são criados e todos são decaídos), fracassa por mera necessidade do caso. O particularismo pode entrar na questão somente onde os diversos argumentos demandam a postulação de diversas relações que objetivam a diferente fins. Não pode ser colocado na região das relações divinas com o homem anteriores à necessidade da salvação humana e das relações de Deus com ele com referência a uma salvação que não é comum a todos. O supralapsarianismo erra, em conseqüência, tão seriamente por uma lado, como o universalismo por outro. O infralapsarianismo oferece o único plano correto que é consistente por si mesmo, ou consistente com os fatos.


FONTE: http://textocalvinista.blogspot.com.br/2006/08/o-erro-do-supralapsarianismo.html. Extraído de B.B. Warfield, El Plan de la Salvación, pp. 20-21

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