Temos vivenciado um boom de blogs e sites de orientação
reformada calvinista há algum tempo, mostrando o que há de melhor (e o que há
de pior também, infelizmente) desse ramo da teologia
protestante. Muito da antipatia em relação a esta visão advém do mau
comportamento de alguns que se dizem reformados. Estes difamam, escarnecem,
portam-se com superioridade, invencíveis na lógica, etc., que muitas vezes
prestam um desserviço à causa do evangelho. Todavia, mesmo havendo
péssimos expositores do calvinismo, é notório o interesse de muitos cristãos de
tradição teológica diferente e até antagônica. Foi uma mudança muito
significativa e curiosa, tendo em vista que, em tempos pós-modernos,
constitui-se uma contracultura a mensagem dos reformadores. A verdade é que
muitos dos antigos defensores da fé reformada calvinista já foram
tachados de anacrônicos, obtusos, fora da realidade e hereges; isto
é, seu tempo não deveria voltar. Parecia até que os evangélicos haviam se
tornados "independentes" em sua teologia forjada nos guetos liberais.
Mas a teologia reformada voltou a ocupar a mente (e o coração) de
muitos crentes. Mesmo a contragosto de alguns em voga, a fênix
ressurge após uma dormência causada, em parte, por alguns de seus muitos
expositores mal (in)formados. Assim, o que praticamente havia se tornado
uma subteologia, reaparece com uma certa pujança e vigor, inundando as
redes sociais por esse mundo afora. É o calvinismo, de novo, querendo mudar o
mundo...
Creio que a ótica reformada – ou calvinista – reivindica-se
como a própria expressão do ensino bíblico, isto é, a expressão plena e mais
pura da fé cristã. Conquanto seja vista como apenas uma elaboração teológica
diferente (muitas vezes marginalizada), o calvinismo vem se destacando desde o
século XVI, sobretudo a partir da obra em latim Christianae religionis institutio (Instituição da religião cristã),
publicado por João Calvino em 1536 e reeditado em 1539, ainda em latim, mas em
francês no ano de 1541. Na verdade, todas as obras de Calvino tem se
destacado por sua contribuição à interpretação bíblica. O estudo dos
comentários e a revisão das institutas mostram como ele esteve
continuamente ocupado em desenvolver seu pensamento teológico em
correspondência com suas conclusões exegéticas.
Porém, sem dúvida nenhuma, é a soteriologia a área que mais
sobressai no calvinismo e, portanto, a que continua a despertar acalorados
debates. Este termo se aplica à parte da teologia que trata da salvação da
humanidade por meio de Jesus Cristo. Segundo a fé reformada, é a doutrina
da salvação efetuada por Jesus Cristo, pela sua morte expiatória, o qual redimiu
homens do seu estado de condenação eterna. Esta doutrina ocupa-se ainda de como
Deus aplica a salvação aos homens para que esta se torne uma realidade
experimental.
A esse respeito, Anthony Hoekema (Salvos pela Graça,
Cultura Cristã) apresenta alguns distintivos básicos em relação a outras
soteriologias:
1) O fator decisivo para a determinação de quem será salvo do
pecado não é uma decisão dos seres humanos envolvidos, mas a graça soberana de
Deus – ainda que a decisão humana tenha papel significativo no processo.
2) A aplicação da salvação ao povo de Deus tem suas raízes no
decreto eterno de Deus, segundo o qual ele escolheu seu povo para a vida
eterna, não com base em qualquer mérito da parte desse povo, mas somente pelo
próprio prazer de Deus.
3) Embora todos os que escutam a mensagem do evangelho sejam
convidados a aceitar Cristo e sua salvação, e são honestamente conclamados a
tal aceitação, a graça salvadora de Deus, no sentido mais estrito da palavra,
não é universal, mas particular, sendo concedida só aos eleitos de Deus
(aqueles que foram escolhidos por Deus em Cristo para a salvação).
4) A graça salvadora de Deus é, assim, eficaz e impossível de ser
perdida. Isso não quer dizer que, deixados por si mesmos, os crentes não possam
desviar-se de Deus, mas, pelo contrário, significa que a vontade de Deus não
permite que seus escolhidos percam a salvação.
Espero que, por causa desses conceitos,
possamos, juntamente com dezenas de blogs e sites calvinistas, expor e ensinar
a relevância da fé reformada calvinista, com o principal intuito de:
1) Glorificar o nome do Deus triúno;
2) Demonstrar a soberania e centralidade de Jesus Cristo no Reino de Deus;
3) Promover um retorno às Escrituras, inspiradas pelo Espírito Santo, como única regra de fé e
prática;
4) Tornar conhecido todo o conselho de Deus revelado nas Escrituras;
e
5) Refutar os conceitos errôneos em relação à fé reformada, explicando todas as variações do calvinismo, a fim realçar o que é verdade e
rejeitar o que é erro.
Até o próximo post.
Mexendo no vespeiro da soberba e orgulho humanos! Muito bom o artigo de apresentação do blog! Deus abençoe
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